1. Nascimento : Os gatos já nascem com pelos. Como vivem em um ambiente úmido do útero, os bebês nascem ensopados. Esse líquido é o líquido amniótico. A mãe lambe lambe todo o corpo do seu filhote e logo o pelo fica seco e brilhante. O gatinho está totalmente indefeso, já que não enxerga e nem ouve, pois seus ouvidos e olhos ficam fechados, e não consegue levantar a cabeça, mas pode pelo menos sentir, cheirar, arrastar-se e tomar o leite da mãe.
3. Vinte e um dias de idade : Agora os olhos e ouvidos do gatinho estão em pleno funcionamento, ele já consegue levantar a cabeça deixando-a erguida. Seu peso quadruplicou desde o seu nascimento, ficando em média com 400 gramas.Os músculos estão mais fortes e ordenados, as pernas estão um pouco mais maiores. O gatinho já ensaia alguns passos, ainda um tanto desengonçado. Se se mete em dificuldade mia bem alto mostrando seus dentes de leite, que aparecem na segunda ou terceira semana.
4.Trinta dias de idade : Depois da alimentação, a barriga do gatinho quase encosta no chão, pois as pernas ainda são curtas. Agora ele já anda com mais confiança e deixa o ninho para explorar o mundo e brincar. O gatinho passa a comer alimentos sólidos e mama cada vez menos. A mãe leva as presas para o ninho para que os filhotes aprendam o que eles devem caçar.
5. Quarenta e dois dias de idade : Com seis semanas, o gatinho ainda tem pernas curtas, cabeça grande, mas as proporções vão chegando às de um gato adulto. Ele agora deixa o ninho por períodos mais longos, explora o mundo e brinca com os seus irmãos. A coordenação motora aperfeiçoa-se e o gatinho já consegue correr e pular. Os alimentos sólidos estão mais variados, mas os principais nutrientes ainda são fornecidos pelo leite da mãe.
6. Sessenta e três dias de idade : A maiorias dos gatos já desmamou com nove semanas. Embora ainda gostem de viver em família agora são aptos a se defender sozinhos e podem se separar da mãe. O gatinho parece muito brincalhão, mas essa atividade tem como função capturar presas e se prevenir de perigos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário