domingo, 3 de março de 2013

Tubarão-martelo.


  O tubarão-martelo é característico pelas projeções existentes em ambos os lados da cabeça, onde se localizam os seus olhos e suas narinas. Esse tubarão é um predador bem agressivo, se alimenta de peixes, cefalópodes ( moluscos marinhos ), raias e outros tubarões. Fica em áreas temperadas e quentes de todos os oceanos em zonas de plataformas continentais. Se deslocam em cardumes. O seu formato hidrodinâmico lhe permite uma maior velocidade na hora de virar a cabeça. Também tem o maior número de ampolas de Lorenzini que com isso consegue pressentir campos magnéticos muito pequenos e batimentos cardíacos de pequenos peixes.
  Mede entre 0,90 cm até 6 metros.Os olhos e as fossas nasais estão localizadas em suas projeções. O seu "martelo" funciona como uma asa, que da estabilidade a ele quando vai nadar, já que esse é um dos piores tubarões em se manter estável na água. Quando usa sua ampola de Lorenzini, essa criatura consegue chegar até a sua presa com uma precisão incrível. Pode detectar a metade da bilionésia parte de um volt. Sua cabeça em forma de martelo o ajuda também a ter uma maior cobertura das áreas por onde anda utilizando o seu olfato, com isso ele tem 10 vezes mais chances de detectar uma partícula do que outros tubarões. Sua boca é bem pequena para o seu tamanho. De dia ele nada em conjunto, com cerca de 100 integrantes, mas de noite nada sozinho.
  Sua reprodução ocorre uma vez por ano, dando em média 20 a 40 filhotes a cada cria. Quando o filhote nasce ele vive por conta própria. Infelizmente essa espécie de tubarão é a mais ameaçada, sua população atual corresponde a 8% da sua população na década de noventa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...