Castor é um roedor semi-aquáticos, é nativo da Europa e da América do Norte, só existe dois tipos de castores,o cartor-americano e o castor-europeu. Todos os castores habitan no hemisfério norte e em algumas regiões da Europa, Canadá, México, Espanha e da Ásia. A diferença principal entre os castores americanos e os castores europeus é que eles tem número de cromossomo diferente. Uma das carácteristicas principais dos castores é que eles tem uma habilidade natural de construir diques em rios e riachos que é onde eles vivem, criando assim represas que bloqueiam a corrente de água, os dentes dos castores é muito forte é com eles que ele destroi o tronco das árvores,mesmo eles destruírem muitas árvores os castores não prejudicam o ecossistema em que vivem, pelo contrário seus diques provem grandes benefícios( elimina os pestícidas,herbicídas e desnitrificação),a criação de zonas úmidas e eliminam contaminantes da corrente. Os castores foram muito importantes para a cultura popular, até tiveram grandes influencias nas sociedades humanas, como a colonização Europeia, pois foi por causa de sua pele que as pessoas foram até lá e também é importante na cultura do Canadá. É o segundo maior roedor do mundo,pesa em média 16 kg e mas já foram encontrados castores de 40 kg. As fêmeas são o sexo dominante, chegam á ser maior que os machos, medem aproximadamente 30 cm de altura e 75 cm de comprimento sem contar a cauda. A cauda é de formato oval e achatada, é formada por escamas hexagonais e pretas. Sua pele é muito cara e é impermeável, um castor pode roer uma árvore em 15 minutos,os dentes deles nunca param de crescer. Os castores não enxergam muito bem, mas tem bom olfato, audição e tato. O castor pode ficar até 15 minutos de baixo da água. Um
Já que o território no que habitam é muito importante para os castores, em especial pelo tempo todo que investem construindo nele, costumam o defender ante as ameaças externas. Se um desconhecido entra no território de uma colônia de castores, o mais certo é que terminem lutando contra ele, em ocasiões até a morte. A forma em que detectam a presença de estranhos é através do olfato; se percebem um cheiro que não lhes é familiar, buscar a fonte do mesmo se torna prioridade, inclusive mais importante que reunir alimentos, e não descansam até a ter achado. Também sabe-se que os castores podem reconhecer os cheiros específicos de outras famílias com as que estão emparentados, em cujo caso os toleram dentro de seu território e não lhes fazem dano; o mesmo sucede com outras espécies que não os prejudicam e cujos cheiros, com o passar do tempo, se voltam familiares para eles.
casal de castores tem em média de 2 a 4 filhotes por ano, os seus predadores são os ursos e os linces.A dieta dos castores é herbívora, no inverno eles reservam comida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário