segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Ouriço.



  O ouriço tem cerca de cinco mil espinhos duros e pontiagudos, por todo o corpo menos na parte da barriga. A pelagem espinhosa é a principal defesa do ouriço, mamífero muito comum em jardins, sebes, parque e bosques das regiões onde ele vive. Durante a sua evolução, cada pelo se transformou em um ferrão duro e pontiagudo de 2 a 3 cm de comprimento. O comportamento dos ouriços evoluiu com os espinhos: diante perigo ele se enrola inteiro, como uma bola, e espera tudo se acalmar. O ouriço tem uma visão boa, ouve, dá piruetas, olfato muito bom e se alimentam de caracóis, lesmas, insetos e vegetais. É um animal noturno, usa sua coloração como camuflagem, corre bem, faz tocas, sobe em muros baixos e nada quando necessário,
  A ordem das defesas do ouriço são: proteção total ( fica totalmente enrolado nos seus espinhos ), cautela ( ele se desenrola lentamente, sua visão fica ruim ), calmaria ( quando ele mostra a cabeça e suas patas dianteiras), barriga para baixo ( pois sua barriga é sensível ), volta ao normal ( fica tremendo de medo ) e bonachão (anda na velocidade de um homem à procura de um lugar seguro ).
  Seu ponto fraco é os animais que quando vão caça-lo ficam jogando o ouriço de um lado para o outro, daí depois de um tempo fazendo isso o ouriço fica tonto e se desenrola sem querer, é nessa hora que o predador o ataca.
  Um vídeo legal :



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...