sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

A tartaruga-de-pente.


  A tartaruga-de-pente, também é conhecida como tartaruga-de-escamas, tartaruga-de-casco-vinho, tartaruga-legítima e tartaruga-verdadeira. É uma tartaruga marinha e é da família dos quelônios ( que preferi águas mais tropicais ), encontrada em mares tropicais e subtropicais. Infelizmente está em extinção, pois ela é muito caçada por causa da sua carapaça de 80 a 90 centímetros  de comprimento, que é coberta por placas córnias que fornecem material utilizado em vários utensílios, também são comidas como se fossem iguarias na China.
  Seu nome científico é Eretmochelys imbricata, apresenta um corpo em formato plano e seus membros são em forma de barbatanas. Quando adulta chega a ter 60 cm até 1 metro de comprimento e pesam cerca de 150 quilos. O casco tem um fundo laranja com uma combinação de faixas claras e escuras, as cores marrom preto ficam radiando pelos lados. Sua cabeça é alongada e cônica, termina na boca em forma de bico curvo. Os braços da tartaruga-de-pente tem duas garras bem visíveis em cada barbatana. 
  As tartarugas-de-pente ocupam uma grande parte do globo terrestre, sendo encontrada em recifes de corais, no oceano Índico, Pacífico e Atlântico. Elas são mais encontradas em recifes de corais tropicais, elas normalmente descasam em grutas e saliências no interior e em torno destes recifes durante o dia. Elas migram bastante então da para acha-las em lagos, mar aberto e manguezais. O principal alimento dessas tartaruga são as esponjas ( não comem todos os tipos), que constituem cerca de 70% a 95% da alimentação das tartarugas-de-pentes. Também se alimentam de alga, água-viva, anémonas-do-mar e de cnidários.
  As tartarugas-de-pente acasalam de dois em dois anos, ela se acasalam normalmente em ilhas remotas e lagos rasos. A fêmea põe os ovos em um buraco feito na areia e depois vai embora quando fica de dia. Já foi encontrado um buraco com cerca de 140 ovos. Quando os filhotes nascem eles tem 2,5 centímetros de comprimento e vão instantaneamente para o mar. Vivem entre trinta até cinquenta anos.
  Um vídeo legal :

  
  
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...