Já notou que o pelo dos gatos sempre estão bonitos ? - O pelo dos gatos sempre estão assim pois eles são animais meticulosos, eles costumam cuidar de si mesmo, sempre lambendo o próprio pelo (servindo também como um banho).O pelo mais curto e mais grosso requer menos manutenção, pois é mais difícil de embaraçar, já o pelo mais longo e sedoso requer uma atenção maior. Sempre que o gato se lambe ele ingere pelos, então o gato que tiver mais pelos irá ingerir mais pelos do que o gato que tiver pouco pelo, por isso é sempre bom o dono pentear o gato com muito pelo com uma escova especial. Quando o gato ingere pelo, eles ficam no intestino dele o que faz ele soltar bola de pelos e que também pode fazer ele precisar de um operação muito arriscada para salvar sua vida. Leve seu pet para um pet shop pelo menos a cada 2 semanas.
Dar banho no gato é sempre bom, porque ajuda a tratar ou controlar pulgas,tratar um problema dermatológico. Se você quiser dar banho no seu gato, prepare-se com shampoo e condicionador para gatos, tenha um lugar para ele ficar ( uma pia com torneira móvel se possível por exemplo), tenha uma toalha, escova e pente. Penteie o pelo e corte as unhas do gato antes do banho. Encha o local em que o gato vai tomar banho antes de polo na água, segure firme enquanto limpa ele e no final enxugue-o delicadamente.
Cuidado com venezianas e cortinas, gatos adoram ficar andando em volta delas, se tiver um fio solto ele vai começar a puxar e se ele ficar preso nesses fios ele vai entra em pânico derrubar a cortina ou veneziana e na pior das hipóteses irá morrer sufocado. Não deixe seu animal mastigar fios elétricos e telefônicos, pois eles vão se acostumar e quebrar o aparelho, você pode fazer ele parar pondo alguma substância amarga no fio. Não compre desinfetantes a base de pinho,ou não use aonde o gato vai andar, pois essa substância é extremamente tóxica para o gato. Não tenha plantas venenosas, ou se você tiver faça uma grande proteção para que o seu gato não coma elas e nunca deixe janelas e sacadas abertas.
E por último e não menos importante, tenha sempre um veterinário. Para saber se um veterinário é bom pegue indicações de donos de gatos, amigos, familiares e de pessoas que você conheça e tenha visitas regulares com seu veterinário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário