Esse ano foi o ano que teve os fenômenos climáticos mais extremos, principalmente no hemisfério norte, tendo grandes ondas de calor e de frio mas com um degelo sem precedentes no ártico.
( A velocidade dos ventos aumenta a intensidade da célula de walker, provocando mais chuva no sudeste asiático e no norte da Oceania e secas na parte da América do Sul.) |
O primeiro fenômeno foi o la ninã, que provocou um resfriamento intenso do clima e continuou com um aumento importante em abril. Para quem não sabe la ninã é um resfriamento anormal das águas da superfície do Oceano Pacífico, Equatorial Central e oriental, produzindo então uma forte dinâmica climática e na atmosfera. Depois teve o el niño que é o contrário do el niña.
O ano teve fortes nevascas atingindo principalmente a Rússia e a Europa, com temperaturas que despencaram para -50 graus, um frio que pode estar interligado com o degelo do Ártico. Causando 600 mortos na Europa e 250 mortos na Rússia, 135 na Ucrânia, 82 na Polônia e 42 na Itália.
( vulcão San Cristobal ) |
Tivemos também a rio+20 que foi uma decepção pra todos.
Neste ano tivemos dois vulcões que ficaram em erupção no leste da Indonésia, o vulcão Copahue ficou em erupção no Chile, o vulcão San Cristobal que fica perto de Nicarágua ta em erupção ( começou a 5 dias atras), teve a erupção no Equador, na Rússia, México, o monte Étna situado na Sicília que devastou um grande número de neve e outros.
Pelo o que podemos ver, esse ano foi cheio de tragédias de fenômenos naturais que os jornais brasileiros não mostraram nem metade do ocorrido, pois eles se preocupam mais com a novela das nove da globo do que dar alguma notícia que preste.
Muito bom. Muita raiva desses jornais da TV que não mostram tudo no mundo. Preferem mais falar dos estádios da Copa do que realmente importa.
ResponderExcluirObrigado pelo comentário :)
Excluir